Institucional

A fundação do Colégio ocorreu em 29 de março de 1977, com a denominação Integrado Universitário, criado pela Sociedade Civil Rioclarense de Ensino, sede na Rua Um, nº 15, bairro Copacabana e transferida em 1980 para a Rua 9, nº 1864, bairro Santa Cruz.

No ano de 1996 assumiram a direção do Colégio os Missionários Claretianos da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, instituição fundada por Santo Antônio Maria Claret, em 1849, mantenedora da EDUCLAR – Ação Educacional Claretiana, imprimindo nova dinâmica nas atividades educacionais. Em 1997 foi realizada a transferência para a sede própria, no antigo Colégio Claret, situado na Av. Santo Antônio Maria Claret, nº 1724, bairro Cidade Claret.

A Escola passou a denominar-se Colégio Anglo Claretiano a partir de 2005, quando implantou o Sistema Anglo de Ensino em todos os níveis. Hoje, denominado apenas Claretiano Colégio, ele se apresenta como uma instituição escolar que faz parte no Brasil, do Claretiano – Rede de Educação e no mundo de um conjunto de Colégios presentes em mais de sessenta países: uma experiência iniciada há mais de 160 anos.

No ensino, além da formação intelectual do aluno, visa também a formação da “pessoa” como um todo. Prepara as crianças e os jovens, despertando suas habilidades, potencialidades e competências para enfrentar desafios com um conhecimento atualizado, consistente e eficaz.