Você já ouviu falar do Maio Amarelo?

17/05/2017

Trata-se de um movimento com a proposta de conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, tendo como principal intenção colocar em pauta o tema segurança viária, a fim de mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para a promoção de ações e propagação do conhecimento sobre o tema.

Com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) feito em 2009, que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviventes com sequelas, em março de 2010 a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes em trânsito, precedido pela Índia, China, EUA e Rússia e seguido pelo Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62 % das mortes por acidente de trânsito.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS, a chave para a redução da mortalidade é garantir que os estados-membros adotem lei que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Mais informações podem ser obtidas no site maioamarelo.com, que já conta com a participação de 45 mil pessoas.

Diante deste quadro, nossa escola apoia o Maio Amarelo promovendo várias ações com nossos alunos e famílias, voltadas para a educação no trânsito.

#MinhaEscolaFazADiferença

Arquivos para Download